Análise d'O Sétimo Pavimento


Então chegamos ao Sétimo Pavimento de Moria. Lá esperamos encontrar pistas sobre a colônia de anões liderada por Balin e, talvez, a Câmara dos Registros possa ser o lugar ideal para isso.

O Sétimo Pavimento é o segundo cenário da expansão de luxo Khazad-dum. O nível de dificuldade oficial é 3. Já o blog Tales from the Cards dá um valor 6 de 12, considerando o cenário mais difícil dos três.

A análise do primeiro cenário, você pode ler aqui. O baralho de missões é composto por apenas duas cartas: Busca pela Câmara e O Destino de Balin.



A preparação do jogo pede que você pegue o objetivo Livro de Marzabul e o anexe a algum heroi do primeiro jogador. Vejamos o que diz o livro.


Aquele heroi que o anexou não poderá mais atacar. Em contrapartida, não fica exausto ao partir para uma missão.


O efeito "Quando revelado" desta carta é bem comum: aumentar a força de ameaça da área de perigo. Os pontos de missão da carta de missão é alto, portanto, temos de ver o número de inimigos e localizações no baralho de encontros para avaliarmos, em média, quanto tempo ficaremos nessa etapa.



O efeito forçado da carta de missão acima procura trazer mais inimigos para a área de perigo. Com 17 pontos de missão para conseguirmos bater a etapa, há uma sinalização de buscar o engajamento para podermos cumpri-la rapidamente. Para isso, é importante vermos a força de ameaça deles e sua quantidade.

Objetivos: 1
Inimigos: 19
Localizações: 7
Infortúnios: 8
Efeito Sombrio: 16

Vemos que inimigos são muitos e na segunda etapa podem entrar mais de um por turno na área de perigo, nos obrigando a sermos muito fortes em cumprir as missões nessa fase final ou correremos o risco de vermos a área de perigo lotar, sem conseguir fichas de progressos ou sermos bem sucedidos nos combates.

O ideal seria engajar e derrotar um inimigo a cada turno, ao mesmo tempo que, paulatinamente, adicionamos fichas de progresso na carta de missão para, na última etapa, ter força de vontade suficiente para passarmos por ela em poucos turnos, por conta do acúmulo de aliados na mesa.

Até o nível de ameaça 30, podem nos engajar até 10 inimigos; até 40, mais 5; depois disso, os últimos 4 inimigos.

Rastreador Goblin (Goblin ) e Lanceiro Goblin (Goblin Spearman) são os inimigos com menos de 30 de custo de engajamento, sendo derrotados com 3 e 4 pontos de dano, respectivamente. Vamos simular as compras de cartas do baralho de encontro por quatro turnos, começando da preparação:

  • Preparação: Goblin Lanceiro e Goblin Batedor  (força de ameaça: 5)
  • Turno 1: Goblin Batedor e Goblin Lanceiro (força de ameaça: 5)
  • Turno 2: Goblin Batedor e Goblin Espadachin (força de ameaça: 4)
  • Turno 3: Goblin Batedor e Troll das Cavernas (força de ameaça: 7)
A cada turno, supus que consigo retirar um inimigo da Área de Perigo. Ainda assim, a força de ameaça não baixa de forma satisfatória. Vamos tentar outra simulação:
  • Preparação: Goblin Lanceiro e Líder do Abismo (força de ameaça: 4)
  • Turno 1: Líder do Abismo e Arsenal Saqueado (força de ameaça: 5)
  • Turno 2: Ameaça Oculta (força de ameaça: 0)
  • Turno 3: Túneis dos Goblins (força de ameaça: 2)
Na segunda simulação, conseguindo resolver os inimigos que aparecem e, tendo a sorte de não virem em todos os turnos, a Área de Perigo torna-se mais gerenciável. Infelizmente, não podemos contar com isso, na maioria das vezes. Mais, temos de engajar a cada turno, se possível.


Riscos e Oportunidades


Riscos de Revelação:

  • Aumento de ameaça: 3 x Salão Superior, 2 x Ameaça Oculta e 1 x Orc Tocador de Corneta
  • Inimigo não-engajável: 3 x Goblin Batedor, 2 x Goblin Arqueiro
  • Efeito quando heroi exausto: 3 x Olhos Atentos
  • Ataque não-defendido: 5 x Goblin Espadachim

Riscos de Efeitos Sombrios:

  • Incremento no ataque: 2 x Túneis dos Goblins
  • Aumento de ameaça: 5 x Goblin Lanceiro, 5 x Goblin Espadachim
  • Descarte de aliado: 3 x Ossos Imaculados

Oportunidades:

  • 2 x Arsenal Saqueado: anexar Arma ou Armadura sem pagar seu custo 

Baralho


Com base nas análises e considerações durante a escolha das cartas, montei o seguinte baralho, chamado de The Seventh Level Tactics. Inicialmente pensei, ao analisar o baralho de encontros, usar Tática e Conhecimento (para curar os personagens essencialmente). Mas ao separar as cartas de ambas as esferas, reparei na quantidade de águias disponíveis como aliados, bem como acessórios e eventos sinérgicos com o tema.

As Águias são da esfera Tática, então decidi ficar somente com ela. Sendo assim, imaginei um baralho com capacidade para causar bastante dano para limpar a área de perigo dos inimigos, facilitando a colocação de fichas de progresso.

Quanto aos herois, já sabia que usaria o Gimli. Restavam os outros. Escolhi Legolas pelo ataque à distância e as fichas de progresso que ele adiciona à missão. Considerei usar Beorn, mas vi que o nível de ameaça já estava muito alto, por isso acabei optando por Thalin, que ainda causa dano a inimigos revelados e aumenta o número de Anões como herois, aproveitando ao máximo as armas que serão adicionadas ao baralho.

Como podem ver, não me preocupei em criar um baralho temático, incluindo até Águias (o que elas poderiam fazer dentro de túneis?!).

No momento da publicação desse texto, não joguei com o baralho criado. Devo postar nos comentários o resultado de algumas partidas e possíveis modificações que eu venha a fazer. Espero que sejam poucas.

O blog Hall of Beorn oferece um deck pronto, somente com herois Anões, para jogar e ainda um vídeo demonstrando uma partida.

Por fim, espero que aproveitem a análise realizada e, com isso, monte seu próprio baralho. Esteja à vontade para testar o que eu criei, bem como outros baralhos criados propriamente para enfrentar esse cenário.







Comentários

  1. Ontem, dia 30 de dezembro de 2016, joguei a primeira partida com o deck montado especialmente para enfrentar esse cenário. Ele conseguiu controlar bem o jogo até um determinado. Mas quando apareceu o Orc Tocador de Corneta seguido do Troll das Cavernas e o Salão Superior, o jogo desandou. Durante o combate ainda apareceu como efeito sombrio a última Ossos Imaculados para piorar de vez, levando Thalin consigo. Continuarei testando o deck e até modificá-lo se necessário. Senti falta de força de vontade para avançar mais rápido na última etapa.

    ResponderExcluir
  2. Tales from the Cards revisitou esse cenário e criou dois decks usando Khazad-dum, o Ciclo de Mirkwood e a saga dO Hobbit: https://talesfromthecards.wordpress.com/2015/12/04/quests-revisited-the-seventh-level/

    ResponderExcluir
  3. No primeiro dia no ano, eu enfrentei o cenário novamente e a situação foi pior ainda. Os efeitos sombrios devastaram o deck. Em contrapartida, mais uma vez ele controlou bem os inimigos. Pretendo criar um deck de apoio para jogar com dois decks. Vamos ver como ele se comporta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive muita dificuldade de jogar apenas com a esfera tática. Geralmente nas minhas partidas faltavam aliados, quando optava pela tática faltavam recursos. Procuro uma boa expansão para tentar sofrer novamente com esse jogo. Vou tentar encontrar essa...

      Excluir
    2. Acredito que você adicionando essa caixa à sua coleção verá que a esfera Tática melhora um bocado. O meu deck não cobre uns riscos, como os efeitos sombrios. Descarte de aliado é nocivo demais.

      Excluir
  4. Minhas expansões chegaram esta semana e eu estou animadão pra testar. Fiz um deck de anão e joguei ontem, mas perdi :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cenário é bem divertido de jogar, principalmente pq tem bastante combate.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3