Prêmio Cajuína Meeple - Parte 1


Tudo beleza, galera??

Como a maioria de vocês sabem, encontra-se aberta a segunda edição do Prêmio Cajuína Meeple. É a segunda edição do prêmio com esse nome, e nessa edição o processo de escolha se dará durante o segundo semestre. Os juízes indicaram os seguintes jogos:

EDUARDO:
Through The Ages: uma nova história da civilização
Empires: Age of Discovery
Space Cantina
ÍCARO
Sommoner Wars
Potion Explosion
Evolution
RAVENA:
Lords of Waterdeep
Madeira
Stone Age
ELAYNNE
Cyclades
Sonhando com Alice
Keyflower
ANDRÉ:
Guerra do Anel
Robinson Crusoé
Mombasa

Hoje iniciaremos uma série de posts sobre os jogos indicados. Cada post foi escrito pelo juiz responsável pela indicação, que é pra ajudar vocês na escolha dos cinco melhores, e despertar a curiosidade em conhecer os jogos que vocês ainda não conhecem.

Para a estréia, o Eduardo escreveu o seguinte sobre os três jogos que ele indicou:




Empires: Age of Discovery

A reimplementação do Age of Empires III, lançado em 2007, além de ter melhorado alguns aspectos vizuais vem com as expansões Builder e Plague e uma nova variação de mapa. Sua temática é a descoberta e colonização das américas e a disputa entre os países europeus por tal território. 
Consiste principalmente em duas mecânicas: alocação de trabalhadores e controle de área. Uma boa pedida tanto para quem gosta da mecânica quanto da temática em um jogo.



Resultado de imagem para space cantina


Space Cantina

Nesse jogo você é proprietário de um restaurante intergalático e tem como objetivo ser o restaurante mais bem-sucedido. 
E bem-sucedido, nesse caso, significa ter mais dinheiro. Para isso, você vai precisar contratar melhores profissionais, gerenciar corretamente a carreira deles, e atrair e fidelizar a clientela do seu estabelecimento. 
Com as mecânicas de alocação de dados e gerenciamento de recuros, é um jogo de médio para leve enquanto se mantém bastante estratégico.






Resultado de imagem para through the ages uma nova história da civilização


Through the Ages: A new history of civilization

É a nova edição do antigo TtA. Vem com melhorias nas iterações do jogo, reduzindo ou mesmo eliminando as (poucas) falhas da versão original.
Nele você tem que contruir uma civilização com um maior desenvolvimento cultural que seus adversários. E a cultura pode se desenvolver de diversas formas, seja através de uma tradição religiosa, uma ciência de ponta ou mesmo supremacia militar.
Com muitas mecânicas envolvidas (gerenciamento de mão, gerenciamento de recursos, leilão e sistema de pontos de ação) esse jogo pode literalmente fritar sua cabeça ao final de uma rápida partida de 6 horas.



É isso!

É uma lista excelente, essa do Eduardo. E vocês, gostaram das descrições dos jogos? Têm algo mais a completar sobre algum destes jogos? Deixe um comentário. Vai ajudar bastante aqueles que ainda estão indecisos, e pode também despertar mais ainda a vontade de conhecer o jogo naqueles que ainda não conhecem.

Próxima semana tem um posto novo com mais três jogos de um dos juízes (provavelmente do André, que já me mandou algum material).

Comentários

  1. Eu conheço o TTA antigo. Imagino que esse novo seja melhor ainda, uma vez que ultrapassou a versão anterior no BGG com votos muito provavelmente de fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudou pouco, mas as poucas mudanças foram pra melhorar bastante a mecânica. Vale a pena conhecer o novo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3